Ex-metalúrgico que por muitos anos seguiu os passos profissionais do pai, Altair de Jesus Vilar Guimarães é hoje o presidente do maior cartão de descontos do Brasil, o Cartão de TODOS, e do grupo empresarial homônimo, que possui em seu portfólio seis 6 unidades de negócios, cerca de 16 milhões de filiados, 30 mil colaboradores, mais de 800 estabelecimentos com atendimento presencial e uma lista de parceiros que inclui gigantes do varejo nacional, como a Raia Drogasil, Ultragaz, e mais recentemente com a TIM, em telefonia.
De Minas para o Brasil
Nascido em 1958 na cidade mineira de João Monlevade, Altair Vilar começou a trabalhar aos 16 anos, como auxiliar de escritório na siderúrgica Usiminas de Ipatinga (MG), empresa na qual permaneceu por 25 anos. Ao longo do período em que atuou na empresa, Altair conciliou os estudos ao trabalho e fez um curso técnico em Eletrotécnica, duas graduações (Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Industrial) e duas pós-graduações (Administração de Empresas e Organizações e Administração Financeira).
Com a privatização da Usiminas, em 1991, Altair assumiu a presidência do Clube de Investimentos da empresa e, depois de dois mandatos, direcionou seus esforços para as atividades sindicais, tornando-se o Diretor-Presidente do Sindipa – Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga – entre 1995 e 2001. A atuação sindical aproximou Vilar de pautas e demandas populares, além de dar a ele a oportunidade de participar de diversos cursos, congressos e estágios em países como Uruguai, Argentina, França e Alemanha.
Em 2001, após o fim de seu mandato no Sindipa, seguido de sua saída da Usiminas, Altair Vilar decidiu colocar em prática um projeto inspirado em sua viagem à Alemanha, em 1998, no qual, por meio de mensalidades de baixo custo, trabalhadores poderiam acessar descontos em serviços essenciais.
“O modelo de negócios do Cartão de TODOS colocado em prática no início dos anos 2000, por meio da criação da Clínica de TODOS, é inspirado no programa sindical alemão de atribuição de benefícios aos trabalhadores pelo processo de filiação. Quando dei início ao projeto em Ipatinga, meu foco era conseguir 5 mil famílias filiadas pagando R$ 5 reais ao mês, para que pudéssemos oferecer benefícios principalmente em saúde. Hoje, nosso Grupo possui cinco milhões de famílias filiadas aproveitando descontos e serviços nos mais diversos setores e em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes”, revela Altair.
De Clínica de TODOS a Grupo Cartão de TODOS
Logo no primeiro ano da Clínica de TODOS, Altair contou com a adesão de aproximadamente 8 mil trabalhadores e aposentados da Usiminas. Percebendo o potencial do serviço oferecido e com o objetivo de priorizar os benefícios garantidos ao seu público, acima do lucro que poderia ter, Altair criou o modelo de gestão Administração Solidária.
O modelo gerencial inspirou um livro escrito pelo empresário e que, em síntese, determina que um pouco de cada um pode fazer muito para o conjunto.
“Nosso modelo de negócios se baseia em economia de escala de forma justa, através deste princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga. Para nós no Cartão de TODOS, isso é o mais importante, garantir possibilidades para quem normalmente não tem. O lucro é consequência, o foco é contribuir para a melhora da situação social nacional”, enfatiza Vilar.
Ainda nos anos 2000, o sucesso e os desafios da então Clínica de TODOS levaram Altair a cursar sua terceira pós-graduação, dessa vez em Administração Hospitalar, formação que o permitiu ampliar ainda mais as atividades da empresa. Já com o nome atual de Cartão de TODOS, a empresa obteve bons resultados em diversas cidades de Minas Gerais, o que fez com que a sua atuação extrapolasse os limites estaduais e se expandisse para todos os estados do país, estando presente atualmente em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e ganhando o status de Grupo Empresarial, com a diversificação de seu portfólio.
“O crescimento do Cartão de TODOS tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, diversificação de segmentos em que atuamos e respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, declara o empresário.
Empresa familiar
Segundo o empresário, o Grupo Cartão de TODOS é hoje o maior conglomerado empresarial brasileiro a oferecer serviços de desconto em saúde, educação e lazer, atendimento em clínicas populares, soluções financeiras inteligentes voltadas à concessão de créditos, plataformas educacionais com cursos preparatórios, energia solar a preços acessíveis e dezenas de outros serviços voltados ao cuidado e ao empoderamento das classes C e D.
Para seguir com o foco no desenvolvimento social acima da especulação, Vilar mantém a administração do grupo entre seu círculo familiar, em especial, entre seus filhos: Tales Vilar, vice-presidente do Cartão de TODOS e CEO da fintech popular Mais TODOS; Ícaro Vilar, CEO da rede de clínicas populares do Grupo, a AmorSaúde; e Aquiles Vilar, CLO do Grupo Cartão de TODOS. Além do Brasil, onde sua base de filiados corresponde a 7% da população nacional, o Grupo Cartão de TODOS está presente na Colômbia e tem projetos de expansão para o Chile, o México e os Estados Unidos.
A Incubadora VLR
Em mais uma ação orientada pelo princípio de Administração Solidária, filosofia empresarial criada por Altair Vilar, o Grupo Cartão de TODOS Internacional inaugurou no final do ano passado a VLR Incubadora, programa que oferece capacitações, mentorias e suporte logístico a startupeiros que desejam montar um modelo de negócio baseado em franchising. O sistema de incubação criado prevê que o know-how do Grupo, que tem uma trajetória de mais de 20 anos e acumula mais de 800 franquias espalhadas pelo Brasil, possa ser transferido para outras iniciativas empresariais, de modo que elas se tornem Empresas Parceiras Táticas (EPTs) do Grupo Cartão de TODOS Internacional.
O objetivo do programa consiste em formar empresas capazes de completar o ciclo de atendimento aos mais de 17 milhões de filiados do Cartão de TODOS (que formam cerca de 7% da população brasileira), com qualidade e preço acessível, ofertando em outras áreas serviços adicionais à rede já coberta pelo Cartão em segmentos como saúde, educação, lazer e outros itens essenciais. A partir das EPTs formadas pela VLR Incubadora, os filiados poderão ter acesso a produtos e serviços complementares aos das unidades de negócio do Cartão de TODOS, por meio de empresas que atuam seguindo os mesmos princípios de acessibilidade, economia e de administração solidária.
O público-alvo da VLR Incubadora é formado por pessoas jurídicas já consolidadas ou novos empresários, que tenham uma ideia de startup em mente e que estejam dispostos a priorizar a democratização de serviços de alta qualidade a preços acessíveis às classes B, C e D.