Minas Gerais conquistou o primeiro lugar na categoria Gastronomia na 2ª Edição do Prêmio Excelência Turística Destino Digital. O Estado também ficou em segundo lugar em Inclusividade. A cerimônia de premiação aconteceu nessa quinta-feira (28), durante a 50ª edição da Abav Expo, no Rio de Janeiro.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, comemorou a conquista e destacou que se trata de um reconhecimento de milhões de pessoas que avaliaram o Estado como um destino com a melhor gastronomia do Brasil.
“E isso se alia à centralidade da cozinha mineira nas nossas famílias, nas nossas casas e nas nossas cidades, seja a cozinha mineira clássica ou a contemporânea, que é marcada pela inventividade e pela criatividade”, completa.
Ele considera essa conquista muito importante, sobretudo, para lançar luz ao queijo minas artesanal, o qual é patrimônio imaterial do Brasil e, em breve, poderá ser patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas”, declara.
Além da comida mineira, o acolhimento de sua população foi outro aspecto ressaltado durante o evento, com Minas Gerais conquistando o segundo lugar dentre os destinos considerados mais inclusivos.
Oliveira conclui que a população LGBTQIA+ é bem recebida e querida pelos mineiros e que esse fator é muito importante para o Estado, já que este também é um mercado fundamental e que vem crescendo em todo mundo. “Então, Minas Gerais é um lugar inclusivo e onde a mesa também sempre foi inclusiva. Gastronomia e inclusividade são Minas Gerais”, finaliza.
Sobre o prêmio
O Prêmio Excelência Turística Destino Digital foi criado na Itália, onde está em sua oitava edição, enquanto no Brasil é realizado pelo segundo ano. Ele é promovido pela empresa especializada no gerenciamento de dados turísticos, The Data Appeal Company, e tem como objetivo laurear os estados brasileiros com melhor reputação digital no mercado do turismo.