A ocupação Lélia Gonzalez, em Santo André (SP), acaba de ganhar banheiros comunitários. A construção foi realizada no último final de semana pela empresa Softys, por meio do projeto de voluntariado Softys Contigo, em parceria com a organização TETO. Esta união visa levar soluções de água e saneamento básico para comunidades vulneráveis em todo Brasil.
Com cerca de 30 famílias assentadas, que vivem em um acordo de comodato com o proprietário do terreno, a ocupação Lélia Gonzalez possui cozinhas comunitárias, espaço de formação comunitária (Barracão), espaço de atividades para as crianças (cerca de 25 crianças), e hortas para fins medicinais e alimentares. Agora, a comunidade conta também com cinco banheiros comunitários, sendo três lavabos e dois com chuveiros.
Durante os dois dias de ação, houve ainda a parceria do Instituto Trata Brasil para levar Educação em Higiene, por meio de uma ativação voltada para as crianças da comunidade com o projeto “Brincar para Sanear”, que ensinou a importância do cuidado com o Meio Ambiente e o que a falta do saneamento básico pode causar.
“Esta edição do Softys Contigo foi muito especial, foi a primeira vez que construímos banheiros com chuveiros para uma comunidade. É um marco para nós e para todos os moradores que poderão usufruir das instalações. Na Softys temos um propósito claro e inspirador de oferecer o melhor cuidado no dia a dia e em cada fase da vida das pessoas. Participar deste movimento com um time tão empenhado de voluntários é gratificante.” comenta Eliane Quintella, Diretora de Assuntos Jurídicos, Relações Institucionais e ESG da Softys Brasil.
O projeto Softys Contigo está alinhado com a Estratégia de Sustentabilidade da Softys Brasil, onde um dos focos é justamente ser um aliado ativo para o desenvolvimento dessas comunidades em situação de vulnerabilidade nos territórios onde a companhia está presente no país. Para a ocupação Lélia Gonzalez a empresa levou cerca de 40 colaboradores por dia para ajudar nas construções.