Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do ‘Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados’. A honraria é uma iniciativa da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil (OKBR) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Brasil, organização fundada pelo jornalista que dá nome ao prêmio. As matrículas podem ser realizadas até 8 de outubro por qualquer profissional ou organização que tenha desenvolvido um trabalho jornalístico a partir de dados. Os vencedores de cada categoria – são quatro no total – receberão uma recompensa em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil.
Para concorrer às premiações, o projeto deve ter sido realizado a partir de 23 de setembro de 2022 e se encaixar em uma das seguintes modalidades: Investigação; Visualização de Dados; Inovação; e Experimentação e Dados Abertos. Todos os trabalhos serão avaliados com base em critérios como originalidade, relevância, replicabilidade e precisão, para depois serem escolhidos os três melhores de cada divisão.
O coordenador da Escola de Dados, Jamile Santana, ressalta o rigor dos jornalistas em basear suas produções em evidências e destaca a história da condecoração que teve seu início em 2019. “O Prêmio se consolida como um espaço em que trabalhos de excelência são homenageados e destacados nesse registro histórico que vem sendo construído desde a primeira edição.”
Até hoje, 18 projetos já foram premiados e 450 foram inscritos desde 2019. A cerimônia de premiação marcará o encerramento da 8ª Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), o maior evento de Jornalismo de Dados da América Latina, em 19 de novembro, em São Paulo. O regulamento e o formulário já podem ser conferidos e preenchidos.