A Prefeitura de São José (SC) abre duas novas turmas para o Projeto Inclusão Digital, que ensina sobre as funcionalidades dos smartphones. A Casa do Educador, no bairro Praia Comprida, e a Escola Profissional da Bela Vista vão sediar as oficinas.
Em 15 encontros, os instrutores abordam sobre utilização das plataformas de mídias sociais, importância do Portal Gov.br, como baixar e usar aplicativos, internet banking, além de ferramentas de geolocalização e segurança digital.
“O mundo hoje é digital. Então, esses conhecimentos facilitam muito a vida das pessoas. Com o uso da tecnologia móvel, é possível, por exemplo, localizar um endereço, pagar uma conta, comunicar com outras pessoas, ler notícias e acessar uma série de serviços”, detalhou a superintendente da Fundação Educacional Municipal, Maria Helena Krüger.
Para cada turma, estão disponíveis 12 vagas. Os interessados devem procurar um dos dois locais para realizar a inscrição. É imprescindível apresentar: comprovante de residência de São José e documento de identificação com foto.
As oficinas estão previstas para iniciar no dia 13 de junho, na Escola Profissional Bela Vista, e serão ministradas no período matutino. Já na Casa do Educador será no dia 15 de junho, com turno a definir conforme demanda dos alunos.
Projeto piloto
O projeto iniciou, no ano passado, como piloto no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) com foco nas pessoas idosas e deu tão certo que a Prefeitura está ampliando a proposta para todas as faixas etárias e mais bairros.
A iniciativa, coordenada pela Fundação Educacional Municipal em parceria com as Secretarias de Assistência Social, de Administração e de Educação, integra o Plano de Governo da Administração Municipal para promoção da inovação e da inclusão social.