O WWF-Brasil lança a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, uma competição colaborativa escolar com o objetivo de levar temas ambientais para o ambiente escolar de uma forma lúdica e divertida.
O cadastro feito até 31 de maio foi gratuitamente, pelo site; podendo participar da Restaura Natureza estudantes de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A olimpíada é composta por duas fases simultâneas: a fase online, que apresenta dez temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e os jovens devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas.
Os projetos práticos dos grupos inscritos poderão ser enviados até dia 30 de junho no site da olimpíada. Os estudantes acumulam pontos em ambas as fases. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza, utilizando o código de inscrição. Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações vão concorrer em duas categorias que valem prêmios: Comissão Julgadora e Voto Popular.
“A experiência de realizar uma ação de restauração pode ser genuinamente marcante aos participantes, como pudemos comprovar na 1ª edição, em 2022. Colocar a mão na massa – o que muitas vezes significa colocar a mão na terra -, de fato aumenta a conexão das crianças e jovens com a natureza e entre si. Assim, despertamos o estudante, e toda a comunidade ao seu redor, para a busca de soluções para os desafios ambientais que enfrentam”, diz Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza e diretora de Engajamento do WWF-Brasil.
A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza.
Este programa está alinhado aos propósitos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento sustentável, sendo os ODS 2,4, 11 e 13, sendo, fome zero e agricultura saudável, educação de qualidade, cidade e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima, respectivamente.