Dos 73 filmes que serão exibidos no 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, 50 receberam o Selo Marias do Cinema -— aplicado em obras que retratam temática ou personagens femininas com complexidade, dimensionalidade e presença relevante nas narrativas. O número representa cerca de 69% da seleção, entre Mostras Competitivas e Filmes Convidados. E a representatividade feminina se deu também atrás das câmeras: 38 produções são dirigidas por mulheres, o que equivale a 52% do total das obras selecionadas.

Assim como nas edições anteriores do Festival, os números relacionados à mulheres na direção e produções que abordam questões que dizem respeito a elas com profundidade são significativos. “Hoje só consigo pensar que faz parte das nossas metas em compromisso com buscar no mínimo a paridade de gênero e mais oportunidades de visibilidade para grupos que têm dificuldades por preconceitos estruturais na sociedade”, diz a diretora de programação do FAM Marilha Naccari.
São obras de diferentes gêneros: ficções – que incluem, por exemplo, comédia e terror e drama – animações, experimentais, documentários, entre curtas e longas-metragens. Na Mostra Longas, todos os seis filmes possuem o Selo, enquanto nas Mostras Especial Paulo Gustavo e Curtas Catarinense 80% das produções contam com a indicação.
Entre os doze filmes da Mostra Curtas, oito possuem a certificação e sete são dirigidos por mulheres. Já na Mostra Petrobras On-line, 8 dos 10 filmes têm o Selo, e na Mostra Videoclipes 3 das 5 produções. Entre os filmes convidados da Mostra IC Play e do Conversas FAM, que totalizam 14 obras, 10 delas receberam a indicação.
A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Confira os filmes com Selo Marias do Cinema:
Conversas FAM (6):
Donas da Terra; Hermanas del Viento; Os Naufragados; Pedra Vermelha; Rami Rami Kirani; e Wadja.
Mostra Curtas (9):
Como Nasce Um Rio; Faísca; La Falta; Insomnia; A Nave Que Nunca Pousa; Parirás; Rainha; ¡Salsa!; e Serão.
Mostra Curtas Catarinense (4):
Adelante, Professora; O Fio de Ariadne; Imagens de uma Despedida; e Mascates de Sonhos.
Mostra Especial Lei Paulo Gustavo (4):
Americana; Esta Noite Minha Alma Partirá; Tapando Buracos; e Vermelho de Bolinhas.
Mostra IC Play (4):
Los Silencios; Mar que Nos Rodeia; Pele Negra, Justiça Branca; e Quem Precisa de Identidade?
Mostra Infantojuvenil (5):
Abraços; Debaixo do Pé de Pequi; Hay Que Saber Llegar; A História de Ayana; e Tainá.
Mostra Longas (6):
Alí Primera; Aprender a Sonhar; Escritor; Kuarahy Ára – El Tiempo del Sol; Soñé Su Nombre; e Un Nuevo Amanecer.
Mostra Petrobras On-line (6):
O Medo Tá Foda; Miren Felder; Quadrados; O Sonho de Anu; Todo lo Que Se Transforma; e Travessia.
Mostra Videoclipes (3):
Filosa – Serena Ciga & PocheBeats; Mujer TV – Cherlatte; e Por Última Vez – Corona & No Comparto Mis Amigos.
Mostra Work in Progress (2):
Al-Buhayra e Mistério No Seridó.