A 72a. edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025 segue até sexta-feira,20. A premiação, criada em 1950, reunindo os melhores anúncios, se transformou em vitrine para CMOs, entretenimento, influenciadores e tecnologia. Anualmente, o evento movimenta milhões, com inscrições que podem custar entre R$4 mil e R$15 mil, dependendo da categoria.
Neste 2025, Cannes Lions recebeu 26.900 cases, pouco mais de 100, em relação ao ano anterior. Na América Latina, na atual edição, houve um aumento de 16% nas inscrições em relação à anterior, de 2024. O Brasil inscreveu 2.736 peças – ampliando em 32,4% sua participação -, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que somou 6.797 inscrições.
Brasil Criativo
O Brasil chega com força a Cannes Lions, como o primeiro ‘Creative Country of the Year’ – ‘País Criativo do Ano’ – e com uma justíssima homenagem a Washington Olivetto, que faleceu em 2024, o primeiro brasileiro a conquistar um Leão de Ouro, além dos mais de 50 prêmios recebidos em sua trajetória profissional.
Em seu segundo dia, o festival divulgou mais sete shortlists. Há 88 finalistas brasileiros, o que eleva para 336 as chances de Leões para o País, considerando as 29 áreas que já divulgaram shortlist. Falta apenas uma, a de Sustainable Development Goals, cujos finalistas saem nesta quarta, 18.
Na área de Film, que deu origem ao festival, são oito menções ao País, com trabalhos de Africa Creative, BETC Havas, Dentsu Creative, Leo e LePub.
Na área de Film, que deu origem ao festival, são oito menções ao País, com trabalhos de Africa Creative, BETC Havas, Dentsu Creative, Leo e LePub.
Nas outras competições que divulgaram shortlists nesta terça, o total de finalistas brasileiros é de 35 em Brand Experience & Activation, 25 em Creative Commerce, 11 em Creative Strategy, 6 em Creative Effectiveness e 3 em Creative Business Transformation. Em Luxury Lions não há finalista brasileiro.
A Africa Creative lidera o ranking nacional de finalistas, com 60 chances de Leões e celebrou a conquista de um Grand Prix com “One second ads” para a Ambev em sua página no Instagram.
No total, 32 agências brasileiras aparecem nos 29 shortlists já divulgados. Além disso, a The Walt Disney Company Brasil e a ESPN Brasil também têm projetos nos shortlists.
No total, 32 agências brasileiras aparecem nos 29 shortlists já divulgados. Além disso, a The Walt Disney Company Brasil e a ESPN Brasil também têm projetos nos shortlists.
Agências brasileiras e as chances de Leões de cada uma delas:
1ª Africa Creative (60)
2ª DM9 (53)
3ª Gut (36)
4ª LePub (27)
5ª VML (25)
6ª AlmapBBDO (21)
7ª Artplan (17)
8ª Grey (14)
9ª Droga5 (12)
10ª AKQA (9)
11ª BETC Havas (8)
12ª DPZ (6)
13ª Leo Brasil (5)
13ª MRM (5)
13ª Publicis Brasil (5)
16ª Atenas (4, sendo 3 com LePub e 1 com Africa Creative)
16ª David (4)
18ª Lew’Lara\TBWA (3)
18ª Talent (3)
18ª Tech and Soul (3)
18ª The Walt Disney Company Brasil (3, sendo 2 junto com a ESPN Brasil)
22ª Ampfy (2)
22ª CP+B (2)
22ª Ogilvy (2)
22ª Wieden+Kennedy (2)
22ª WMcCann (2)
27ª 404 (1)
27ª Cappuccino (1)
27ª Dentsu Creative (1)
27ª Druid Creative Gaming (1)
27ª Euphoria Creative (1)
27ª Galeria (1)
27ª Pros (1)
- Conteúdo referenciado em Meio&Mensagem