A Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro vai debater a importância do trabalho das Doulas no SUS (Sistema Único de Saúde), nesta sexta-feira (13), das 18h às 21h. Em celebração ao Dia Municipal das Doulas, celebrado no dia 18 de dezembro, o evento também vai promover a entrega de moções para coletivos, dirigentes e organizações que desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e das pessoas que gestam.
“A atuação da Doula é fundamental para estratégias de educação pré-natal que também visa propiciar a redução da Violência Obstétrica, incluindo o racismo obstétrico. Por isso, celebrar o ofício da Doula nessa oportunidade se mostra relevante para a valorização do cuidado prestado por elas, além de conscientizar a população sobre a importância de uma assistência ao parto que seja digna e respeitosa para todas as pessoas.”, destaca Thais Ferreira, vereadora (PSOL/RJ).
Vale destacar que no evento vai ser apresentado o projeto de lei que institui a Política Municipal Doulas no SUS. É importante mencionar que sobre a importância da doulagem nas políticas de saúde da atenção primária aos cariocas destaca-se a necessidade da valorização das instituições formadoras e das profissionais como figuras essenciais para atuar na redução das iniquidades e da mortalidade materna, no desenvolvimento do trabalho na atenção ao parto, na construção de redes de apoio comunitárias que incentivem o acesso a informações de qualidade, práticas humanizadas e na redução das iniquidades desde o começo da vida.
O encontro reforça que o cuidado prestado pela Doula auxilia na garantia do respeito à autonomia da pessoa gestante e parturiente, favorecendo uma atenção obstétrica pautada nos valores da Política de Humanização do Parto e Nascimento.
Serviço: SOLENIDADE – Dia da Doula
Data: 13/12/2024
Horário: 18h às 21h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores – Praça Floriano – Centro, Rio de Janeiro
Fonte: Agência de Notícias das Favelas