O Hub B7 Films, dedicado à produção de documentários educativos, recebeu a chancela do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para mais dois de seus documentários. Ambos em fase de produção, De Laguna aos Canyons e Riquezas do Vale receberam apoio do Departamento de Áreas Protegidas, por compreenderem a “sensibilização e promoção das Unidades de Conservação da Natureza, fortalecendo também o desenvolvimento mais sustentável de novas economias de base comunitária e o sentido de pertencimento das pessoas que vivem nessas regiões”, diz o documento assinado por Pedro da Cunha e Menezes, responsável pelo setor.
O Hub foi lançado em setembro deste ano pela produtora B7 Films, de Florianópolis, que assina obras documentais sobre Santa Catarina, valorizando seu povo, sua história, seus cenários naturais, biodiversidade e belezas geográficas. Realizado em parceria com o Instituto de Cinema de Doha, o projeto também tem apoio do Sistema Financeiro de Créditos Sociais.
Em maio de 2025, o Hub fará sua primeira exibição durante o Festival de Cannes, com a estreia do documentário Crédito Para Todos. Além disso, a B7 está em fase de captação de recursos para a obra Riquezas do Litoral, que percorre alguns dos lugares icônicos da Ilha de Santa Catarina, como Lagoinha do Leste, Lagoa da Conceição, Ilha do Campeche e Naufragados.
Já são oito documentários concluídos e distribuídos em 22 países, disponíveis em plataformas como Apple TV, Google Play e Amazon. As obras também são distribuídas gratuitamente a escolas e universidades, sendo exibidas como fonte de pesquisa e conhecimento para os estudantes.
“Com o Hub B7 Films, temos a estrutura e tecnologia necessárias para criar, produzir e distribuir em larga escala esses conteúdos, empregando centenas de pessoas com boa remuneração e trazendo recursos e visibilidade ao Estado. Também oferecemos cursos de formação profissional na área e intercâmbio internacional”, comemora a produtora cultural e diretora executiva Cristina Baggio.
O objetivo é lançar 10 documentários por ano, além de um aplicativo educativo e um canal próprio no YouTube direcionado a estudantes do ensino básico até a pós-graduação. A expectativa é que cerca de 10 milhões de jovens sejam beneficiados pelo polo audiovisual, além da distribuição de 100 mil DVDs para escolas.
Uma homenagem ao mar
O lançamento do Hub B7 Films foi celebrado em setembro com a estreia do documentário Arte & Mar (50min). O filme é uma ode ao fascínio humano pelo mar, explorando o impacto profundo que tem sobre a vida, a cultura e as emoções das pessoas. A obra, narrada em primeira pessoa pelo próprio cineasta Jorge Baggio, fala sobre sua relação profunda com o mar, trazendo cenas e relatos de lugares por onde passou e desafios que vieram com as águas. “É mais do que uma autobiografia, é um projeto de vida”, resume. O filme tem apoio de Instituto de Cinema de Doha, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Celesc, Nexxera, Casan, BR Fértil e Okko Floripa.